PPPs são destaque em investimentos e receita, informa Relatório Setorial da Anatel

27/02/2025

Tecnologia

Primeiro estudo a consolidar dados econômico-financeiros de 7,3 mil Prestadoras de Pequeno Porte

Fonte: Reprodução / Anatel

O sumário executivo do “Relatório Setorial Desempenho das Prestadoras de Pequeno Porte (PPPs): uma análise dos principais indicadores econômico-financeiros do setor de telecomunicações” está disponível no Portal da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O documento, que desenha um perfil comum para as 7,3 mil PPPs em diversos seguimentos das telecomunicações brasileiras, trata-se do primeiro estudo brasileiro a contar com essa abrangência. Segundo o Relatório Setorial, dos investimentos substanciais (CAPEX), as PPPs foram responsáveis por cerca de 64% do total no Serviço de Comunicação Multimídia (SCM - denominação regulamentar da banda larga fixa); além de mostrarem um crescimento significativo na Receita Operacional Líquida nas telecomunicações, com taxas superiores às das grandes operadoras.


O Relatório Setorial analisa informações econômico-financeiras de 2023 até o segundo trimestre de 2024 coletadas pelo órgão regulador, e consolida dados das PPPs, além do SCM, também nos seguimentos de telefonia fixa, telefonia móvel e TV por Assinatura. Produto da Superintendência de Competição da Anatel, foi elaborado a partir de curadoria conduzida pela Gerência de Acompanhamento Econômico da Prestação.


Tráfego e Integração – Para o superintendente de Competição da Anatel, José Borges, “as evidências do estudo demonstram que o Brasil é um caso ímpar e bem-sucedido no cenário mundial”. No País, que está entre os de maior número de provedores de internet do mundo, as PPPs registraram um volume de tráfego de dados que é quase equivalente ao das grandes operadoras, reforçando sua relevância no mercado e têm desempenhado um papel fundamental na democratização do acesso à internet, especialmente em áreas rurais, periferias urbanas e pequenos municípios.


Outras informações presentes no documento são Receita Média por Usuário (ARPU), Consumo de Dados e Proxies de Preços Médios, que também apontam para resultados significativos no cenário nacional. Segundo o Relatório Setorial, a diversidade e a presença das PPPs em nichos específicos são essenciais para a competitividade do mercado e a redução das desigualdades de acesso à Internet. Destaque-se o impacto positivo do Plano Geral de Metas da Competição (PGMC) da Anatel, também abordado no estudo.


Além disso, o Relatório Setorial da Anatel sobre PPPs oferece uma análise comparativa com resultados das operadoras que não se enquadram na definição de pequenas prestadoras e ressalta a importância das práticas de curadoria de dados, para assegurar a qualidade e precisão das informações coletadas. O sistema de coleta realiza análises automáticas em relação aos dados informados pelas PPPs, solicitando, por e-mail, correções em informações fornecidas. O Sumário Executivo do Relatório está disponível no Portal da Anatel.

Fonte(s): Por Agência Brasil