Anatel participa do MWC 2025 em Barcelona

07/03/2025

Tecnologia

Brasil recebeu Prêmio de Liderança Governamental por avanços em conectividade e inovação

Fonte: Reprodução / Anatel

Entre os dias 3 e 5 de março, uma delegação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) participou do Mobile World Congress (MWC 2025), realizado em Barcelona, na Espanha. Trata-se do principal evento de conectividade móvel do mundo para a indústria do setor, promovido pela GSMA (Global System for Mobile Communications Association), organização internacional que reúne operadoras de telecomunicações, fabricantes de dispositivos e empresas de tecnologia, com o objetivo de promover o crescimento e a inovação no setor de telecomunicações em todo o mundo.


A comitiva da Anatel foi liderada pelo conselheiro substituto Vinicius Caram e contou com a participação, entre outros, de Gustavo Santana Borges (superintendente-executivo) e José Borges (superintendente de Competição). Além do Congresso, os representantes da agência estiveram em encontros promovidos por instituições brasileiras públicas e privadas, como Telcomp e Telebrasil.


Os representantes da Anatel participaram de mesas redondas do Programa Ministerial da GSMA e de várias reuniões bilaterais com players (empresas, fabricantes e associações regionais internacionais) do ecossistema de telecomunicações para tratar de temas como a implementação do 5G, o futuro digital da América Latina e os desafios da precificação do espectro.


A constatação final da delegação foi a de que a Anatel, já reconhecida internacionalmente pela excelência de seu trabalho, reforçou suas perspectivas regulatórias em um espaço global determinante para a atração de novos investimentos diretamente relacionados à transformação digital do país, bem como avançou em novas linhas de cooperação com entes estrangeiros.


PREMIAÇÃO


Durante o MWC 2025, o Brasil recebeu pela terceira vez o Prêmio de Liderança Governamental por medidas que reforçaram o papel do país como líder regional em conectividade e inovação. Todos os anos, a GSMA homenageia um país por seus avanços significativos em políticas digitais e regulamentação de telecomunicações com o Prêmio de Liderança Governamental. Com isso, o Brasil se torna o primeiro país a receber pela terceira vez a premiação. O país já havia sido agraciado com o prêmio em 2005 e 2015.


Um painel independente de juízes selecionou o Brasil pela liberação antecipada do espectro de 3,5 GHz para acelerar a implantação do 5G, pela melhoria de processos regulatórios por meio da redução da burocracia e da regulamentação baseada em evidências, pelo apoio ao desligamento das redes 2G e 3G e pela autorização do uso de espectro para testar e desenvolver serviços de satélite direto ao dispositivo (D2D).


O Brasil também foi elogiado por priorizar o impacto social, convertendo multas em iniciativas para mulheres em situação de vulnerabilidade e expandindo a conectividade para comunidades indígenas.


Saiba mais sobre essas iniciativas nas notícias abaixo relacionadas:


Anatel converte multa de R$ 3,9 milhões da Claro em projeto de capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade


Anatel autoriza o início dos testes para Direct-to-Device (D2D)


Faixa de 3,5 GHz para o 5G standalone está liberada em todos os 5.570 municípios brasileiros


Anatel e EAF anunciam a conclusão da limpeza da faixa de 3,5 GHz em todas as cidades do Brasil com mais de um ano de antecedência


Anatel publica relatório de estudo sobre modelo regulatório pró-inovação


Anatel define que somente poderão ser certificados celulares e estações terminais de acesso compatíveis com tecnologias mais modernas


“O Brasil demonstrou uma visão sólida ao moldar políticas que promovem a inclusão, inovação e crescimento econômico. Sua liderança foi evidente na reunião do G20 em 2024, onde desempenhou um papel-chave no avanço das discussões sobre conectividade e transformação digital. Por meio de seu compromisso com a construção de políticas públicas voltadas para o futuro, o Brasil continua a estabelecer um alto padrão para permitir que a indústria móvel prospere”, disse John Giusti, diretor de Assuntos Regulatórios da GSMA. O prêmio foi entregue ao ministro das Comunicações, Juscelino Filho, por Giusti e Lucas Gallitto, diretor para a América Latina da entidade, durante a abertura do Programa Ministerial no MWC Barcelona.

Fonte(s): Anatel